Seguro para executivos

Seguro para executivos

Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores & Administradores (D&O) resguarda o patrimônio pessoal de executivos por erro ou omissão relacionados à gestão da empresa.

O risco é alto. A legislação determina que executivos são pessoalmente responsáveis pelos atos e omissões relacionados à gestão da empresa. Isso significa que eles podem ter que responder com seu patrimônio pessoal em reclamações de natureza cível, tributária, regulatória, ambiental, trabalhista, concorrencial, penal, consumerista e previdenciária. Se tomar uma decisão estratégica já é difícil, imagine a pressão quando se sabe que o que se construiu ao longo da vida está em jogo. Uma boa alternativa para resguardar o corpo diretivo das corporações de situações como essa é o Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores & Administradores (D&O).

 A apólice do Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores & Administradores (D&O) aplica-se às empresas de capital aberto, LTDA, S/A de capital fechado e S/A. Exclusivamente para as empresas de capital aberto, a apólice oferece extensão de cobertura para a corporação em caso de ações relacionadas ao mercado de valores mobiliários. Na apólice, os diretores ou executivos são denominados segurados, enquanto a empresa contratante do seguro de responsabilidade civil é denominada tomador.

Podem ser segurados da apólice de Responsabilidade Civil de Diretores & Administradores (D&O) os membros de Diretoria, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e qualquer empregado da sociedade empresarial. A cobertura básica do seguro é válida para processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão, incluindo os de natureza cível, trabalhista, tributária, ambiental, regulatória e previdenciária.

A apólice do Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores & Administradores (D&O) não é nominal, ou seja, não é preciso indicar expressamente os executivos segurados, visto que essa definição abrange os atuais, pretéritos e futuros executivos. Os cônjuges e herdeiros também estão incluídos nessa definição e o limite da apólice do seguro é compartilhado por todos os executivos.

Além de proteger os bens pessoais dos executivos, o Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores & Administradores (D&O) confere tranquilidade para as tomadas de decisão, o que se reflete em mais produtividade e eficiência para a empresa. Além disso, o seguro resguarda o patrimônio de ex-gestores e representa um diferencial para a contratação, podendo fazer parte do pacote de benefícios oferecidos aos executivos, e assim, contribuir para a retenção de talentos. Entre em contato com a Senzala Corretora de Seguros e saiba mais sobre essa modalidade de garantia para a sua empresa.

Texto por: Maria Emília Staczuk, Assessora de imprensa