Seguro para advogados e sociedade de advogados

Seguro para advogados e sociedade de advogados

Seguro de Responsabilidade Civil protege a reputação de profissionais e empresas, evitando perdas financeiras.

 Você auxilia na defesa dos direitos ou interesses de indivíduos, empresas e instituições em qualquer instância. Mas quem assegura o desenvolvimento de sua atividade com tranquilidade, resguardando-o de perdas em eventuais falhas na prestação do serviço? Para isso é que foi criado o seguro de Responsabilidade Civil Profissional para advogados e sociedade de advogados, habilitados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 O seguro de Responsabilidade Civil para advogados e sociedade de advogados visa a cobrir as reclamações feitas por terceiros, decorrentes de danos causados pelo segurado e seus subcontratados. Ele protege empresas e funcionáriosde prejuízos à sua reputação e de perdas financeiras que podem ameaçar o futuro dos negócios, em virtude de falhas como perda de prazo processual, erro na elaboração de contratos, consultoria jurídica incorreta, falta de registro de títulos de propriedade e não realização dos controles pertinentes numa transação imobiliária.

As coberturasdo seguro de Responsabilidade Civil para advogados e sociedade de advogados têm validade de um ano e compreendem:

  • Responsabilidade por Ato, Erro ou Omissão Profissional;
  • Responsabilidade Solidária por atos danosos ou subcontratados;
  • Custos de Defesa (esfera judicial, administrativa ou arbitral);
  • Danos morais;
  • Extravio, roubo ou furto de documentos de clientes ou terceiros incluindo Registros de Informática;
  • Violação de direitos de propriedade intelectual;
  • Difamação, calúnia e injúria;
  • Ato desonestos de empregados que cause prejuízos a terceiros;
  • Prazo complementar (3 anos) para a apresentação de reclamações.

Também é possível estender as coberturas do seguro de Responsabilidade Civil para advogados e sociedade de advogados incluindo itens como comparecimento ao tribunal, cobertura automática para novas subsidiárias e custos de restituição de imagem. A definição do valor da apólice do seguro de Responsabilidade Civil para advogados e sociedade de advogados baseia-se numa tratativa entre o segurado e a corretora de seguros. Ela inclui o preenchimento de um questionário sobre o perfil do profissional e da empresa que será analisado pela seguradora competente.

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa