Por uma vida mais tranquila!

Por uma vida mais tranquila!

 

Free Digital Photos – by photostock
Seguro de vida também garante proteção da família e do trabalhador para problemas de saúde.
Proteger financeiramente a família ou dependentes no caso de morte do provedor, ou então resguardar-se com alguma quantia em dinheiro caso não possa mais exercer a atividade profissional. Ainda que ninguém espere passar por essas situações, elas podem acontecer. Se não há como controlar o porvir, ao menos, é possível precaver você e as pessoas que são importantes na sua vida de seus impactos. O seguro de vida pode ser um importante aliado nessa tarefa. Confira as principais informações sobre esse seguro:
  1. Quais as coberturas mais comuns do seguro de vida?
As coberturasmais comuns do seguro de vida são morte (natural ou por acidente), invalidez permanente por acidente ou por doença funcional (total ou parcial), doenças graves e auxílio funeral. O seguro de vida para mulher dispõe de uma cobertura especial para indenização por diagnóstico de câncer.
  1. Como é feita a contratação das coberturas do seguro de vida?
As coberturasdo seguro de vida são contratadas individualmente com um valor correspondente para cada uma delas. Os tipos de cobertura contratada, assim como os valores, podem ser alterados ao longo do tempo, na mesma apólice de seguro.
  1. Quais os requisitos para obter a apólice do seguro de vida?
Para contratação da apólicedo seguro de vida é necessário preencher a Declaração Pessoal de Saúde. Ela vai conter dados do segurado como idade, sexo, estado de saúde e hábitos de vida. O questionário aborda ainda questões sobre doenças, tratamentos médicos e uso de medicamentos. O seguro de vida não cobre doenças preexistentes.
  1. Como funciona a apólice de seguro de vida?
A apólice de seguro de vida tem vigência de um ano, com renovações automáticas por períodos iguais e consecutivos. Não há limite quanto à quantidade de apólices de seguro de vida para o mesmo segurado. Entretanto, não é possível fazer a portabilidade da apólice de uma seguradora para outra.
  1. Como definir o valor da importância segurada contratada no seguro de vida?
O valor da importância segurada contratada na apólice de seguro de vidaem geral está atrelado à renda do segurado. Algumas seguradoras costumam definir um limite de até 60 vezes o valor do salário mensal, para a contratação da importância segurada. Além disso, o seu estilo de vida interfere no cálculo. O valor total do prêmio pode ser mais elevado para pessoas que fumam, bebem ou não praticam exercícios físicos regularmente, por exemplo.
  1. Existe restrição de idade para fazer o seguro de vida?
Quanto mais cedo o seguro de vida for contratado, menor será o seu custo. Além disso, as restrições são menores. Vale lembrar ainda que algumas seguradoras restringem a emissão da apólice de seguro de vida para as pessoas com idade acima de 60 ou 65 anos.
  1. Como funciona a indenização no seguro de vida?
A indenizaçãodos valores contratados no seguro de vida em virtude de sinistro é feita em até 30 dias após a entrega de toda a documentação, em média. Efetuado o pagamento, a apólice de seguro de vida é automaticamente cancelada.
  1. Existem benefícios fiscais atrelados ao seguro de vida?
Sim. No caso de mortedo segurado, a quantia paga aos beneficiários em função do seguro de vida não entra em inventário. Isso garante rapidez na liberação dos recursos, sem cobrança de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), nem Imposto de Renda (IR).