Mais barato e sustentável: conheça uma casa feita de containers em Curitiba

Mais barato e sustentável: conheça uma casa feita de containers em Curitiba
São 240 m² de casa útil, revestidos de madeira e divididos em dois andares
Sabe aqueles containers usados pela indústria da navegação? Algumas empresas já aproveitam essas estruturas para construir stands de vendas ou até mesmo espaços para abrigar operários em uma obra. Mas, recentemente, estas caixas gigantes começaram a ser utilizadas para construir casas!
O repórter do Mais Você Fabrício Battaglin foi até Curitiba mostrar um projeto superinteressante, feito com seis containers. São 240 m² de casa útil, divididos em dois andares. No primeiro, fica a cozinha americana, a sala de estar e a biblioteca. Subindo, tem o escritório e três quartos bem grandes.

O arquiteto Danilo Corbas explica que a construção de cada casa vai de acordo com a necessidade do morador. Neste caso, a escolha foi por um revestimento de madeira na lateral da casa para dar um ar mais rústico e esconder a parede de aço. Além disto, o projeto sai 25% mais barato e sustentável do que um projeto feito em alvenaria. “A grande vantagem do container está na sustentabilidade. É uma casa que eu tenho pouca água usada, areia, não tenho tijolos, e diversos outros materiais que a gente não usa neste tipo de construção”, disse Danilo.
A casa da moradora Kátia Gabardo demorou apenas cinco meses para ficar pronta. “Em um dia estava o terreno, vieram com os containers, encaixaram e no final da tarde, tinha uma casa. Os vizinhos saíram para trabalhar e quando voltaram tinha uma casa, foi super rápido!”, explicou Kátia.

Notícia do Programa Mais Você – Globo.