Longevidade é tema de painel no terceiro dia do 18º Conec

Longevidade é tema de painel no terceiro dia do 18º Conec

A questão da longevidade foi tema do painel “Longevidade: Vida, Previdência, Saúde – O homem e o futuro do seguro”, realizado neste sábado (29), durante o terceiro e último dia da 18ª edição do Congresso de Corretores de Seguros (Conec).

Primeiro a falar, Hélio Zylberstajn, fundador e presidente do IBRET, explicou sobre como os aposentados estão se inserindo no mercado de trabalho e apresentou dados de um estudo sobre longevidade produzido para a Mongeral Aegon, destacando que a população está envelhecendo.

Em seguida foi a vez do presidente do UnitedHealth Group Brasil, Claudio Luiz Lottenberg, comentar os desafios da saúde suplementar no Brasil relacionado com a rapidez com que a população brasileira envelhece é o grande desafio imposto ao país na área de saúde pública. “O Brasil é o 10º país mais desigual do mundo e apenas 67% da nossa população é coberta pela atenção primária à saúde. Só 25% da população é atendida no sistema privado de saúde e 45% da riqueza está concentrada com os 10% mais ricos. Além disso, 4 das 5 regiões brasileiras pioraram a desigualdade em 2017”, pontuou o executivo, enfatizando em seguida: “E essa realidade impacta diretamente nosso sistema de saúde”.

Após as apresentações de Zylberstajn e Lottenberg, os palestrantes participaram de um debate mediado pelo jornalista Heródoto Barbeiro e com participação de Guilherme Hinrichsen (Vice-presidente Comercial da Icatu Seguros), Marco Antonio Gonçalves (Diretor Geral do Grupo Bradesco Seguros), Osmar Bertacini (2º Secretário do Sincor-SP) e Raphael de Carvalho (CEO MetLife Brasil).

Fonte: CQCS