Copa sob controle

Copa sob controle

Obras da Copa do Mundo de 2014 mostraram a importância da contratação do seguro de riscos de engenharia para resguardar os empreendedores.

A Copa do Mundo 2014 vai deixar seu legado em obras de infraestrutura urbana nas 12 cidades-sede brasileiras, apesar de toda a polêmica de prazos e valores envolvidos. Também fica a lição sobre a importância de contratar o seguro de riscos de engenharia para minimizar os danos causados por problemas que são inerentes à rotina da construção civil, como a queda de parte da estrutura metálica da cobertura da Arena Corinthians, em São Paulo.
O valor da apólice para a contratação do seguro de riscos de engenharia corresponde a até 1% do valor global do empreendimento, em média.O seguro é válido para qualquer edificação, independente de seu porte, e cobre todos os sistemas construtivos. O ideal é que o seguro de riscos de engenharia seja contratado pelo dono do empreendimento, ou pelo construtor, ainda na fase de projeto. Entretanto, a apólice pode ser emitida com até 30% dos serviços realizados, conforme solicitação da maioria das seguradoras.
O que é seguro de riscos de engenharia?
O seguro de riscos de engenharia resguarda a empresa ou o construtor de despesas adicionais que podem surgir no canteiro de obras, instalação e montagem de estruturas ou equipamentos, além de prejuízos decorrentes do funcionamento indevido das máquinas. Desse modo, ele é dividido em três modalidades: Obras Civis em Construção, Instalação e Montagem, e Quebra de Máquinas.
As coberturas do seguro de riscos de engenharia para obras civis podem ser básicas, especiais e adicionais. O desenho da apólice é definido com base na avaliação do corretor de seguros. As coberturas básicas do seguro de riscos de engenharia incluem incêndio, erro de execução ou de projeto e sabotagens; roubo e furto qualificado; riscos de natureza e impacto de veículos e queda de aeronaves.
A modalidade de seguro de riscos de engenharia de instalação e montagem, assim como a de quebra de máquinas, é all risk. Isso quer dizer que a apólice contempla a cobertura de todo e qualquer dano, à exceção dos que são expressamente discriminados como excluídos. O seguro de riscos de engenharia para quebra de máquinas é mais indicado para obras com grande quantidade de equipamentos eletrônicos.