Blindagem financeira para a sua empresa

Blindagem financeira para a sua empresa

O seguro de crédito protege os recebíveis nas transações comerciais da corporação, qualificando a carteira de clientes e parceiros.

Num cenário de crise econômica, proteger o profissional responsável pelas contas a receber e minimizar o fato positivo no balanço patrimonial da empresa são desafios. Ainda, esse é um momento em que os pedidos de recuperação judicial são crescentes e, por isso, a exigência de garantias para empréstimo de capital junto aos bancos torna-se maior. Para as organizações que pretendem expandir a atuação ou diversificar os negócios, a seleção dos parceiros deve ser ainda mais rigorosa. Em todas essas situações, o seguro de crédito ganha relevância como ferramenta de funding, controle da carteira de recebíveis e de gestão de risco.

O seguro de crédito é exclusivo para as empresas que atuam no ramo do comércio, com faturamento anual acima de R$ 10 milhões, para proteção da relação entre pessoas jurídicas. O seguro de crédito tem a finalidade de proteger o negócio contra o não pagamento de dívidas de transações comerciais, sendo que o valor indenizado normalmente pode chegar a 90% do valor da Nota Fiscal.

A cobertura do seguro de crédito é customizada para cada cliente. Para definir o limite de crédito específico para cada parceiro comercial, ou seja, o valor que a seguradora vai indenizar o segurado se o comprador coberto pela apólice deixar de pagar, são analisados dois itens principais: o faturamento anual da empresa, estimado à crédito, e a sua carteira de clientes, no que tange aos devedores e à capacidade de pagamento de cada um deles.

O valor da apólice no seguro de crédito varia entre 0,15% e 0,4% do faturamento bruto à crédito da empresa segurada. É feito o acompanhamento regular da carteira de clientes da corporação para manter o limite de crédito atualizado, sendo o cliente informado sobre a necessidade e os riscos de aumento da cobertura. Ainda, é possível solicitar limite para um novo comprador, sem período de carência para tal inclusão.

No seguro de crédito, após o vencimento do título, o prazo para pagamento é prorrogado por mais 30 dias. Se o comprador ficar inadimplente, a indenização ao segurado é liberada em até 180 dias, a contar da data de formalização do sinistro. Em casos de inadimplência por recuperação judicial do parceiro comercial, a indenização é feita na hora em que a seguradora for comunicada. A apólice do seguro de crédito tem duração de 12 meses, podendo ser renovada por igual período.

Sua empresa precisa de mais segurança? Entre em contato com a Senzala Corretora de Seguros

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa