Assegurando a produtividade

Assegurando a produtividade

Seguro de máquinas e equipamentos ajuda a contornar situações de falhas e danos, sem comprometer a atividade laboral.

A produtividade é o que assegura a prosperidade de qualquer negócio e seu desempenho está diretamente relacionado às máquinas e equipamentos usados. Mas já pensou se algum deles parar de funcionar no meio da obra de um prédio? Ou se, na mudança do endereço do consultório, aquele equipamento importado teve uma avaria e não está mais ligando? Além de arcar com os custos de conserto, existem as perdas resultantes da locação de um novo equipamento ou do tempo em que não será possível exercer determinada atividade. Contar com um seguro de máquinas e equipamentos ajuda a contornar alguns desses imprevistos.

Além disso, o seguro de máquinas e equipamentos costuma ser um dos requisitos para que o empresário possa habilitar-se ao empréstimo junto ao FINAME, linha de crédito oferecida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em parceria com outras instituições financeiras, que financia até 90% do valor de máquinas e equipamentos nacionais novos.

O seguro de máquinas e equipamentos pode ser contratado de forma personalizada para cada ramo de atuação, incluindo setores como Construção Civil, Indústria, Agronegócio, Hospitalar e Medição. Além da cobertura básica de incêndio, o seguro de máquinas e equipamentos disponibiliza várias opções de cobertura, como danos físicos e subtração do bem, danos elétricos, roubo, lucros cessantes, pagamento de aluguel para equipamento reserva, despesas de salvamento.

Além disso, oferece outras garantias específicas para cada segmento, como transporte de mercadorias durante o processo de fabricação, responsabilidade civil na prestação de serviços em locais de terceiros, responsabilidade civil em locais externos, instalação e montagem, perda e/ou pagamento de aluguel, entre outros. Quanto mais coberturas do seguro de máquinas e equipamentos forem contratadas, maior o desconto. Também é importante verificar se a sua utilização se dá próxima a áreas alagadas, já que esse fator impacta no valor da apólice.

Como funciona o seguro de máquinas e equipamentos?

O prêmio do seguro de máquinas e equipamentos é calculado com base nas coberturas contratadas e no valor real de mercado do equipamento. A indenização funciona obedecendo as devidas franquias, o mesmo procedimento do seguro de automóvel. A apólice do seguro de máquinas e equipamentos, com duração de 12 meses, é feita em nome da empresa e pode agrupar todos os aparatos segurados, com o respectivo valor e condições de indenização de cada um. Ficou interessado? Clique aqui e solicite uma cotação.

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa